terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A Partida

      Partir é experiência inevitável de sofrer ausência, nisso mora o encanto da viagem de moto. Viajar de moto é descobrir um mundo que não temos, é o tempo de sofrer a ausência que nos ajuda a mensurar o valor do mundo que nos pertence, visto sobre duas rodas. A partida nos abre os olhos para o que deixamos - bom é partir, melhor é voltar. 
      A distância nos permite mensurar os espaços deixados, por isso, partidas para longas viagens e chegadas são instrumentos que nos indicam quem somos, o que amamos e o que nos é essencial. Ao ver o mundo que não é meu, eu me reencontro com o desejo de amar ainda mais o meu espaço.
      A vida e as viagens seguem as mesmas regras, os excessos nos pesam e nos tiram a vontade de viver, por isso é necessário partir, sair na direção da realidade. Não carregue seus pesos, eles não lhe permitirão adentrar o território alheio, nem enxergar de um jeito novo o território que é seu.
Boas partidas e chegadas a todos!!!



domingo, 15 de dezembro de 2013

Expedição Ushuaia 2014 - Preparativos

      Após duas grandes viagens (teste), 3800 kms pelo Brasil e 2700 kms até o Uruguay, me sinto preparado para a maior viagem de moto de minha vida (até então). Vão ser 11000 kms, passando pelos países, Argentina, Chile e Uruguai e a viagem terá a duração de 20 dias. 
      
      A Grande Viagem estará ocorrendo do dia 25/12/13 ao dia 12/01/14.

      A organização da viagem está sendo feita pelo ADUANEIROSMC (http://www.aduaneirosmc.com.br/)

      Aliais não poderia deixar de mensionar os ADUANEIROSMC, grupo ao qual faço parte, após convite dos mesmos, participando das grandes expedições (viagens), organizadas pelo grupo.


Destino USHUAIA/ARG

      Para esta viagem estaremos em 5 motos:

     - HONDA CBR 600 F
     - HONDA CB 600 F HORNET (minha moto)
     - YAMAHA XJ6 F
     - HARLEY DAVIDSON 883R
     - HARLEY DAVIDSON FAT BOY


HORNET 2010 - Moto escolhida para a expedição
   
Vou listar alguns pontos imprescindíveis que dever ser levados em consideração em uma viagem de moto de longa distância.

1- O que levar..??

      Esta é uma dúvida que assombra todo mundo durante o planejamento e preparação para uma viagem de moto que dure vários dias. O que levar na bagagem? A chave é encontrar o ponto de equilíbrio entre o máximo e o mínimo. É não levar muito mais objetos do que vai precisar ou deixar de levar o que pode ser extremamente necessário. 

      Eu costumo fazer uma lista do que vou levar muitos dias antes da data marcada para a viagem, e na medida em que for planejando os demais detalhes, vou revisitando a lista para verificar se algo não foi esquecido. Alguns dias antes da viagem eu faço um teste de campo, que é pegar todos os objetos da relação e dispô-los na bolsa. É uma oportunidade para checar se cabem, como serão colocados na moto e qual o peso que estarei me sujeitando carregar, sabendo que poderei inclusive ter que subir escadas com ele. 

     Segue abaixo uma previa de lista que funciona como um check-list também mas pode varias de acordo com os dias, para aonde será feita a viagem e é claro a necessidade de cada um.



   
2- Manutenção da moto.

      É obvio que para uma viagem de 11000 kms é extremamente importante em dar uma boa manutenção na moto. Assunto é bem complexo, a minha dica será apenas um lista do que deve ser realmente verificado, antes se botar na estrada.


      O pneu que está na moto vai  lhe atender?

      Para essa viagem tive que dar uma atenção muito especial aos pneus, até tinha bons pneus em minha moto mas como os mesmos não suportariam os 11000 kms da viagem, mandei vir um par de botas novas, a escolha foi MICHELIN PILOT ROAD II, que segundo o aduaneiro Matias Pasqualotto aguenta com sobra a empreitada.
      
     

      Estarei levando querosene para uma limpeza básica da relação, óleo SAE 90 e SUPER MOBIL para a lubrificação da relação, Um  tubo de  reparador  instantâneo de pneus que pode ser a salvação, ele enche  até quatro vezes o pneu  furado e permite que você chegue até um Posto de combustível ou outro local movimentado, além de oléo para o motor e  desingripante.




    3- Cuidados especiais com a moto 
      
      Em uma viagem longa para um lugar inóspito como está, importante ter cuidados especiais com a pintura da moto, tanque e carenagens. Um das técnicas bem simples difundidas entre os moto viajantes e adesivar o tanque e carenagens com contact.
     Abaixo mostro como adesivei minha Hornet foto a foto.













    4- Combustível

       Devido as grandes distâncias a serem percorridas, uma das preocupações do grupo é quanto a autonomia da motocicleta, estaremos percorrendo distâncias sem postos de combustíveis que variarão de 400 kms a 500 kms, portanto estarei levando combusível extra, no trajeto.
      Para isso, um galão reserva pode ser essencial. Optei por este modelo de 5 litros da marca PRESSOL. Além de devidamente certificado para o transporte, ele possui uma mangueira que facilita muito o abastecimento, evitando derramamentos.
      Levarei também mais 2 ou 3 litros em reservatórios menores, para facilitar a organização juntos ao restante da bagagem.





      5- Bagagem

      Para a viagem minha bagagem será distribuida entre um Bauleto de 46 Lts, 02 Alforges de 15 Lts (30 Lts Total) e mais uma mochita que estimo ter uns 50 Lts de capacidade. Devido a mochila ser não ser impermeável estarei levando sacos plásticos (de lixo), para caso da possíbilidade de chuvas no trajeto.  Alem de elásticos e "aranhas" para prender a mochila. Nunca  leve mochila  nas  costas, ela  escorrega  e  pode  desequilibrar  nas curvas causando um acidente.







      6-Acessórios

      Devido a viagem ser de 20 dias, com paradas em lugares diversos de a viagem ser em pleno verão, na Argentina pegaremos temperaturas proximas de zero graus, principalmente durante a noite, portanto estarei levando além da barraca, um forro térmico, um saco de dormir térmico,a lém de um colchão inflável.




    
Bagageiro, Espassadores e Bauleto Givi.

      Para polpar meus ouvidos e dos outros integrantes de viagem volta o escape original da Hornet, além de slider mais atual.

    Muito importante antes da partida fazer alguns testes de carga, para verificar a acomodação das bagagens da moto e verificar se não esquecemos de nada.



Primeiro teste de carga, não ficou legal, moto carregada, mas ainda algumas coisas ainda não estão na moto



Teste definitivo, todas as coisas na moto.





Na reta final, terminando de adesivar a moto


Na reta final, terminando de adesivar a moto









PARA TEREM MAIS DETALHES DA VIAGEM OU ACOMPANHAR A MESMA EM TEMPO REAL VISITEM O BLOG www.aduaneirosmc.com.br ONDE ESTAREMOS POSTANDO MAIS FOTOS, VIDEOS E RELATOS.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DICAS DE VIAGENS MOTOTURISMO

Dicas básicas quando se viaja em grupo

- Não perder a luz da moto do parceiro que vem atrás. Vá devagar e se precisar pare e espere se não visualizá-lo. Sempre cuidar da moto que vem imediatamente atrás, todos devem fazer isso.

- Em trevos, o primeiro a chegar deve diminuir e ligar o pisca indicando a direção correta, esperando até o último parceiro passar.

- Se houver carro de apoio, ele deve andar sempre a frente das motos na cidade. A moto consegue alcançar um carro, mas o contrário não é tão simples!

- Todo membro do comboio deverá saber/levar consigo um cópia do roteiro, se acontecer de não visualizar o companheiro que vem atras, NUNCA RETORNE, pois quem volta se perde! Pare no próximo trevo, evitando assim quem quem vem atrás tome alguma rota diferente.

- Se todas as regras furarem: Telefone para um amigo em comum ao grupo (que não veio na viagem) para dar a sua localização (telefone previamente combinado), desta forma quando o grupo precisar de noticias suas também fará o mesmo. Lembrar de ativar serviço de mensagem de texto e/ou pacote 3G para fora do Brasil, se for o caso.



ADUANEIROSMC
http://www.aduaneirosmc.com.br/


http://g1.globo.com/carros/guia-pratico/noticia/2014/09/guia-pratico-37-pneu-furou-vai-em-turma-veja-dicas-de-moto-na-estrada.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

domingo, 10 de novembro de 2013

CRONOS, DEUS DO TEMPO

     Na mitologia grega, Cronos, o deus do tempo é representado por um homem que devora seus próprios filhos. Isso porque Cronos sabia que um de seus filhos o destronaria e para evitar que isso acontecesse, ele comia todos os filhos que nascia.

      Passado o tempo das fantásticas histórias mitológicas ainda somos vítimas das garras de cronos. O relógio numa frenética velocidade de 24 horas por dia vai engolindo nossos planos de viagem e nossas aventuras que vão mergulhando num emaranhado de compromissos que nem sabemos se queremos ou precisamos.

      Quantos de nós motociclistas vamos deixando aquela viagem especial, aquele roteiro que sonhamos, aquela jornada que invade nossos sonhos e que infelizmente aos poucos vamos jogando na voraz boca de Cronos que apenas nos da em troca a sensação de que a vida está passando e que cada dia fica mais difícil realizar nossos sonhos nômades.

      Nômades sim. Porque assim um dia fomos, e caminhamos por essa terra e talvez isso explique um pouco de nossa ânsia e dessa nossa paixão em subir na moto e conhecer lugares, experimentar sabores, trilhar caminhos, conversar com um estranho qualquer à beira da estrada, ver vilas, acampar a beira da cordilheira, encostar a moto a beira de um rio e tomar água fazendo uma concha na mão, sentir  o frio entrar pelo capacete, olhar o sol se por enquanto a moto roda tranquilamente pela aquela bela estrada de chão onde o horizonte é uma linha que nunca será alcançada. "

Há tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.
Fernando Pessoa

DESPEDIDA DO PRESIDENTE DA COCA COLA (muito curto e excelente) O menor discurso de Bryan Dyson..., ex-presidente da Coca Cola... Ele disse ao deixar o cargo de Presidente da Coca Cola


"Imagine a vida como um jogo em que você esteja fazendo malabarismos com
cinco bolas no ar.
Estas são: seu Trabalho - sua Família - sua Saúde - seus Amigos e sua Vida
Espiritual, e você terá de mantê-las todas no ar.
Logo você vai perceber que o Trabalho é como uma bola de borracha. Se
soltá-la ela rebate e volta.
Mas as outras quatro bolas: Família, Saúde, Amigos e Espírito, são frágeis
como vidros. Se você soltar qualquer uma destas, ela ficará
irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo quebradas, vale
dizer, nunca mais será a mesma.

Deve entender isto: tem que apreciar e esforçar para conseguir cuidar do
mais valioso. Trabalhe eficientemente no horário regular do escritório e
deixe o trabalho no horário. Gaste o tempo requerido à tua família e aos
seus amigos. Faça exercício, coma e descanse adequadamente. E sobre tudo...
Cresça na sua vida interior, no espiritual, que é o mais transcendental,
porque é eterno.

Shakespeare dizia: "Sempre me sinto feliz, sabes por quê? Porque não espero
nada de ninguém. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre
têm solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por
isso, ame-a!
Viva intensamente e recorde:

Antes de falar... Escute!
Antes de escrever... Pense!
Antes de criticar... Examine!
Antes de ferir... Sente!
Antes de orar... Perdoe!
Antes de gastar... Ganhe!
Antes de render... Tente de novo!

ANTES DE MORRER... VIVA!

domingo, 12 de maio de 2013

Pelo Rio grande do Sul e Uruguai com minha Motocicleta e Amigos


1 Dia de Viagem


Tudo pronto para a partida, motos alinhadas rumo ao Uruguai


Um pequena pausa para esticar o esqueleto e bater algumas fotos na Reserva do Taim - RS





2 Dia de Viagem já no Uruguay


Abastecendo as motos e forrando o estomago no Uruguai

 
Forte Santa Tereza - UR





A mão transformou-se em um dos símbolos de Punta del Este .... A mão significa a presença do Homem na Natureza, o Homem surgindo à Vida. 



Parada em um posto de gasolina, na intersecção entre as rutas 3 e 11, na cidade de San José de Mayo, onde pudemos tirar fotos com o Monumento aos Motociclistas. O monumento foi inaugurado em 08 de agosto de 2009 e é uma homenagem aos motociclistas.



Mapa Turístico da cidade de Colonia Del Sacramento, ótima cidade vale a pena ser visitada


Rio da Plata, em Colonia Del Sacramento, na margem oposta Buenos Aires , Argentina



Em Colonia del Sacramento, as motos indo para dentro do Hostel, quem precisa de seguro com um tratamento destes..rs




Plaza del Toros, Colonia del Sacramento, Uruguai


3 Dia de Viagem





4 dia de Viagem


Bebemorando a Jornada